
MANIFESTO
A CAETÉ PARTO surgiu a partir de uma visão apreendida em anos combinados de atuação e assistência ao parto: Um atendimento autenticamente humanizado — baseado em respeito, evidências científicas, autonomia e protagonismo da gestante — só é possível com uma equipe coletiva.
Essa visão também é uma constatação de que o atendimento um pra um, individual, pode causar uma relação adoecedora para todas as pessoas envolvidas:
Para as pessoas assistidas que não têm a garantia real de uma equipe individual presente, disponível e descansada no parto;
Para as profissionais, que vivem jornadas exaustivas com frequência;
Também entendemos que, para garantir o melhor atendimento possível, era necessário construirmos uma visão ainda mais ampliada. Precisávamos montar um time com algumas características:
Uma equipe enxuta e diversa;
uma equipe completa e precisa;
uma equipe uníssona e complementar.
Formações diversas, talentos diferentes:
uma visão alinhada da assistência ao parto.
Assim asseguramos disponibilidade e não deixamos uma gestante desassistida ou mesmo sob cuidados de uma obstetra desconhecida. Por isso, temos uma organização em grupo e uma escala de atendimentos.
Assim asseguramos que não existam indicações de intervenções desnecessárias porque estamos exaustas ou sem raciocinar bem por conta de noites mal dormidas. Por isso, dividimos o cuidado sempre que necessário.
Assim asseguramos que todos os casos que acompanhamos sejam vistos de modo integral e transdisciplinar em um atendimento uniforme durante cada pré-natal, parto e pós-parto.
Por isso, aqui na Caeté Parto somos duas obstetrizes e cinco médicas obstetras que, com suas experiências e formações acadêmicas, se somam trabalhando juntas de modo coeso e transparente.